Como criar um currículo de sucesso
Pular para o conteúdo
Início » Como criar um currículo de sucesso

Como criar um currículo de sucesso

Anúncios

Se você está procurando um emprego, o primeiro passo é ter um currículo bem elaborado. Seja na versão impressa ou online, ainda é a principal ferramenta para encontrar um emprego. Por isso, é importante saber como criar um currículo que atraia a atenção dos recrutadores, para que você seja convidado para uma entrevista e dê um passo à frente para conquistar o emprego dos seus sonhos. Agora você pode querer saber o que escrever em seu currículo. Pessoas sem experiência profissional podem até achar que não vale a pena fazer, afinal não têm nada a dizer. Por outro lado, quem tem anos de experiência no mercado tem dúvidas sobre como colocar tanta experiência profissional em poucas páginas.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para criar o currículo perfeito. Mas com algumas habilidades, ferramentas e estratégias, você pode criar um currículo confiante que atrairá a atenção dos recrutadores de forma positiva. Em média, leva menos de 30 segundos para realizar a triagem. Afinal, há muitos currículos em mãos. Você só tem tempo para “ficar de olho” para ver se seus objetivos de carreira estão de acordo com a vaga e, em seguida, separá-los dos outros para que possa lê-los com calma no futuro. É por isso que criamos um guia passo a passo para ajudá-lo a concluir esta tarefa.

Anúncios

Veja também:
Como se portar e apresentar em uma entrevista de emprego
Porteiro: dicas na hora de contratar
Inscreva-se nas vagas abertas para Consultor Ambiental

O que colocar

  • Dados pessoais atualizados: nome completo, data de nascimento (se inserir sua idade, não se esqueça de atualizá-lo ano após ano), cidade onde mora, e-mail e número de contato (principalmente telefone celular). Se quiser deixar recado, não se esqueça de avisar seus parentes ou amigos. Você já se perguntou se o seu currículo foi selecionado, o recrutador ligou, e a pessoa que ouviu a resposta disse: “Ah! Ele é assim, ele sempre esquece o celular!”. Nesse caso, façamos a fusão e o candidato foi eliminado em 3.2.1.
  • Objetivos profissionais: esta é a área mais importante do seu currículo? Porque? É aqui que o recrutador chama a atenção para ver se ele tem o curso certo ou se ainda pode conduzi-lo a outros campos ou pessoal, se for o caso. Basta escrever: o marketing não vai ajudar! Por exemplo, se você é estagiário, analista, gerente, diretor de marketing, precisa ser claro.
  • Formação acadêmica: sempre do curso mais recente ao mais antigo. Se você frequentou cinco universidades, não precisa abri-las todas. Os dois últimos são suficientes.
  • Experiência profissional: Tal como no domínio da “formação académica”, não é necessário situá-los todos desde os mais recentes aos mais antigos. Você consegue imaginar um profissional com 20 anos de experiência em diferentes empresas descrevendo tudo isso? Não será mais um curso, mas um livro. Além disso, você deve indicar a data, cargo, responsabilidades e o mais importante: o resultado! Dados e fatos mostrarão quem você é, o que conquistou e o que conquistou. Se você tiver dados numéricos, insira-os. Exemplo: Uma equipe responsável por X funcionários; participe do projeto X e obtenha um aumento de X% no número de clientes.
  • Quantidade de páginas: Se você é um profissional com menos de 5 anos de experiência, uma página é o suficiente. Para quem tem mais anos de experiência, é importante escolher as informações mais relevantes e tentar inseri-las em duas páginas. Afinal, vamos deixar sua história completa para a entrevista, certo? Este será um momento mais apropriado.

Se caso não tiver experiencia

Quando você tem pouca ou nenhuma experiência profissional, algumas informações se tornam relevantes e podem fazer uma grande diferença entre você e outros candidatos. Portanto, ao invés de atividades de “experiência profissional”, tais como: 

Anúncios

Trabalho voluntário: uma experiência à qual as empresas atribuem grande importância.

Curso: Vai mostrar que você é uma pessoa que está sempre em busca de aprendizado e aprimoramento. Atividades em grupo: dignas de sua atuação no centro acadêmico, Atlética, banda, e até mesmo sua experiência como atleta. Conclusão do curso Obras: Sim, vale a pena incluir o famoso TCC. Afinal, isso faz parte do desenvolvimento e da formação profissional. Comente os temas, desafios e resultados finais do empreendimento. Itens extras: se acidentalmente você escreveu um livro, tem um canal no YouTube, um blog ou algo parecido, vale a pena inseri-lo no curso, incluindo o URL. Isso dá grande ênfase aos candidatos e pode ser uma boa distinção.

Ter um objetivo

Para quem não tem certeza de como preencher o currículo, outro ponto importante a se considerar é incluir um objetivo profissional. Deve ser um breve resumo adequado para a posição para a qual você está se candidatando. Mas a melhor forma é evitar o modelo geral de “profissionais em busca de oportunidades no mercado de trabalho “. Em vez disso, descreva a meta enquanto considera os requisitos do trabalho, a empresa e o que você deseja fazer nela. Então, é hora de adicionar experiência de trabalho.

Observe aqui: o mais novo deve sempre ser anterior ao antigo! Inclui o cargo e a empresa ocupada no “cargo” principal. Você também deve incluir o tempo que trabalhou naquele local. O mais importante é descrever brevemente sua função, responsabilidades e objetivos a serem alcançados. Mostre o que você fez e como ajudou a empresa. Se você não tem experiência formal, tudo bem. Adicione atividades universitárias práticas relevantes, participação voluntária e até projetos pessoais.

Viagens ao exterior, trabalho voluntário, projetos universitários ou cursos preparatórios entraram neste campo. Incluí-los em seu currículo pode aumentar ainda mais suas chances de conseguir o emprego que deseja, pois mostra aos recrutadores sua capacidade de lidar com mudanças, saber viver e trabalhar com diferentes tipos de pessoas e gerenciar e desenvolver projetos. Você pode inseri-lo? Atividades complementares no curso? Simples! Neste campo, indique o nome, duração, breve descrição e local da atividade, empresa ou organização realizada.

Você pode não saber ainda, mas existem algumas palavras que mais chamaram a atenção dos recrutadores. Ao falar sobre suas habilidades, experiência e desempenho, prefira palavras poderosas que reflitam suas realizações profissionais. Você pode pensar que está matando certos termos, mas na realidade está apenas perdendo pontos. Os clichês como “sinergia” e “pensar fora da caixa” não são bem-vindos. Não há como dizer que você é “o melhor da sua classe”. Também esqueça de se elogiar ou de dizer que você é um “lutador” ou “referência a um determinado assunto”. Além disso, as seguintes palavras também devem ser removidas de seu currículo perfeito.

WhatsApp Vagas Pelo Whatsapp